Você está aqui: Home › Colunas › Personalidades
Personalidades

E-mail: jornalacontecebm@hotmail.com


17/06/2016
ADVOGADO SE LANÇA PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM BIRITIBA MIRIM

    “Nem oposição e nem situação. Sou uma nova opção”

    Nascido na cidade de Suzano e criado na cidade de Poá por pai batalhador e sua mãe migrante da Bahia, Marco Antonio Pereira Marques vem de criação humilde implicada por obstáculos financeiros, onde sempre aprendeu a dar o devido valor às coisas ao ser ensinado, escutando as histórias de dificuldade de seus pais na infância. Aos 16 anos começou a trabalhar a junto a uma fábrica de perfis de alumínio, onde trabalhava de ajudante geral na confecção de portas e janelas. Sempre com a melhor perspectiva da vida, iniciou sua jornada na carreira de advogado, pagando sua faculdade com o suor de seu próprio trabalho de ajudante. Atualmente, munícipe de Biritiba por aproximadamente 5 anos, casado, advogado, pós-graduando, possui um escritório e advocacia no centro da cidade, onde possui sociedade com sua esposa Nathalia Camargo, também advogada, atuando nas mais diversas áreas do Direito. 

     Buscando por mudanças em Biritiba Mirim, Marco reconhece que o município está cheio de necessidades e que precisa de uma grande renovação. Adentrando à política como pré-candidato a vereador, o advogado concedeu ao Jornal Acontece esta entrevista, onde ele pontua as principais carências do munícipio, o que Biritiba tem de melhor e o porquê ele está apto para tornar realidade aquilo que hoje encontra-se estampado apenas nos papéis.


1) Por que você escolheu seguir a carreira de advogado?

      Sonhos existem para serem realizados e ao realizar o grande sonho do meu pai, percebi que estava realizando também o sonho da minha vida, e pude compreender a citação de Confúcio: “ FAÇA AQUILO QUE GOSTA E NÃO TERÁ DE TRABALHAR UM ÚNICO DIA EM SUA VIDA”. Só quem escolheu uma profissão por amor é capaz de compreender a grandeza de lidar com os conflitos humanos.

 

2) Quais as experiências que você leva do seu trabalho?

     “POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ ME DISSER, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE VOCÊ DIZÊ-LAS”. Evelyn Beatrice Hall. 

     Essa é a premissa básica da minha profissão e o que norteia o meu trabalho. Por mais massacrante que seja perceber que nem tudo que é de direito é justo, e nem tudo que é justo é de direito, mais difícil ainda seria não poder lutar por aquilo que acredito, é mais que uma questão de direito é uma questão de justiça, de igualdade, de censo social... Sabe o que eu carrego de experiência? – Eu carrego o peso do olhar da mãe que furtou leite para o sustento de sua própria família. Trago a ânsia daquele que aguarda o julgamento de uma liminar para obrigar o plano de saúde a realizar um procedimento que pode ser decisivo em sua vida, trago também a pensão alimentícia, o divórcio, a história de cada um que acaba por final sendo a minha também.

 

3) O que levou você a montar um escritório de advocacia em Biritiba Mirim?

   Escolher Biritiba para me estabelecer profissionalmente, partiu primeiramente da premissa básica de acreditar no potencial do município em que resido. Nada mais justo do que acreditar na cidade em que escolhi para viver minha vida, viver minha família. Ao invés de criticarmos nossa cidade, temos que fazer por ela. Por isso, Biritiba! 

 

4) Um aspecto geral, em sua avaliação, como está hoje a cidade?

    Vejo Biritiba Mirim, fazendo uma comparação, como uma cidade que acabou de sair da maternidade. Que ainda está engatinhando, aprendendo a dar seus primeiros passos sozinha. De fato, Biritiba é uma cidade promissora. Uma cidade com gente do bem, com gente que faz o bem. Mas como eu disse, está muito a quem de ser a cidade que almejamos. Biritiba precisa ser tratada e vista com amor. Precisamos cuidar da nossa cidade assim como cuidamos das nossas vidas. 

    Vejo que falta muito em questões político-administrativas em muitas cearas da administração pública e de fato muita coisa precisa sair do papel para que possamos acreditar no sonho de uma cidade melhor e justa para todos que aqui escolheram para viver. Hoje, Biritiba parece estar esquecida em meio a tantas promessas. Vejo que falta sintonia entre os entes administrativos, e que por conta disso quem sofre as consequências sempre é a população em geral.


5) Você tem vocação para política? O que o levou a querer adentrar ao ramo?

    A vocação nasce da necessidade; conheça as mazelas do seu próximo. Entenda o porquê dos problemas mais básicos, partilhe da ausência daquilo que serve para conferir o mínimo de dignidade. Não podemos perder nunca a indignação com os problemas do nosso próximo. É exatamente esta indignação que nos faz forte para encarar, para enfrentar um problema que deixa de ser só SEU e/ou MEU, e passa a ser da coletividade. Como já disse o grande Barão de Montesquieu: “ A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”. Não basta só querer fazer o diferente. É importante saber como se faz o diferente. A posição de julgador sempre é muito confortável, apontar os problemas sem sequer apresentar uma proposta de possível solução é confortável e até oportunista. Para criticar são vários e para agir são poucos.

     Há pouco tempo, como este próprio jornal noticiou, meu escritório que fica situado na praça São Benedito foi vítima de um furto em meio a madrugada de um sábado. É evidente que não chegamos nem perto de elucidar como os fatos acontecerem, e muito mais grave do prejuízo financeiro que tive foi o prejuízo emocional. A insegurança que o fato me causou, fez com que eu percebesse que não fui a única vítima da falta de investimento em segurança pública que Biritiba enfrenta. Abandonado. É assim que me senti quantos aos fatos e tenho certeza de que como eu, a maioria dos cidadãos também assim se sentem. Algemados, sem saber onde rogar. Esse foi o meu primeiro “start”, para entrar no meio político. Certo de que com o conhecimento que minha profissão me proporciona, poderei contribuir de fatos para os já citados “PRIMEIROS PASSOS” da nossa cidade.


6) Você se considera um pré-candidato a vereador?

    Sim. Nem oposição e nem Situação.  SOU UMA NOVA OPÇÃO. Eu sou acima de tudo eleitor, e como o grande anseio da população eu também quero renovação, quero mudança. Do jeito que as coisas caminham, nós eleitores perdemos até mesmo o desejo em votar. Se partimos das decepções políticas a nível nacional percebemos que a falta de compromisso dos nossos governantes está estampada diariamente nos noticiários. Se pensarmos também a nível municipal, vimos que ainda há muito o que ser feito pela nossa Biritiba. É ano eleitoral. É ano de usar a arma eleitoral. Temos que parar de votar em amigos por ocasião, façam a avaliação. O problema não é meu ou seu, é nosso. É da cidade. Um político tem que ter acima de tudo coragem para administrar uma cidade. Se ele não tiver essa coragem nunca vai desvendar Biritiba. Biritiba é uma cidade cheia de problemas, É UMA CIDADE VICIADA POLITICAMENTE.  Só poderemos fazer uma cidade diferente o dia em que os poderes – executivo e legislativo – chamarem para si a responsabilidade. Acima der tudo, tenho o conhecimento sobre o que é ser um Vereador. Sei quais os caminhos adequados para poder trilhar uma boa vereança. Estar vereador não é só um rótulo. Estar vereador é agir dentro das atribuições contidas em nossa constituição federal, cumprir nosso papel fiscalizador, ou seja, fiscalizando a administração e cuidando das aplicações dos recursos e observando sempre o orçamento. O vereador, por oportuno, também é um ser Julgador, ou seja, fazendo a apreciação das contas públicas da administração e apurando as infrações político-administrativas. Além das exigências e cobranças, o vereador deve sempre estar em consonância com o poder executivo, cumprindo sua função de assessoramento, sempre buscando recursos financeiros e discutindo as políticas públicas municipais. E por último, mas não menos importante, temos que exercer com altruísmo a nossa função LESGISLATIVA, elaborando, discutindo e votando projetos de lei para a melhoria do município. Por isso a responsabilidade que o vereador carrega vai além daquilo que se acredita ser da sua alçada, ou seja, o vereador é uma peça fundamental na articulação da engrenagem pública. 

     O político tem que ter a consciência de que o órgão público deve ser visto como uma empresa. Tem contas a pagar, contas a receber, PRESTAÇÃO DE CONTAS a fazer e enquanto não enxergarem assim vai continuar o descaso que está.

Por isso, me considero sim um pré canditado a vereador, pois estou apto a encarar de frente os problemas da nossa cidade. É nesse instinto que vou trabalhar.


7) Na sua visão, quais as principais necessidades da cidade hoje?

      Primeiramente, antes de analisarmos pontualmente o que entendo ser mais necessário para a nossa cidade, precisamos fazer uma analise histórica. É sabido que Biritiba vem passando por novas fases, as quais precisam ser adaptadas. O real crescimento que Biritiba teve nos últimos 10 anos, é de extrema importância para traçarmos o divisor de aguas. Senão vejamos, que uma cidade que tem um aumento populacional significativo tem que também se preocupar com a aumento da infra instrutura, ou seja, investimento primordiais na área da segurança, investimento em meios de transportes adequados para atender a demanda populacional, infra instrurada física em bairros afastados da zona urbana entre outros exemplos.

    Evidente, salientar, que Biritiba parece estar abandonada. Precisamos nos ater em políticas que surtam efeitos. Acredito que, dentre as principais necessidades que temos hoje, o investimento SOCIAL é crucial. Vejo que perdemos a humanização. A falta de recursos para geração de empregos, acarreta imensos prejuízos aos munícipes, pois uma cidade sem emprego é sinônimo de uma cidade sem crescimento sócio econômico. 

     Temos que ter em mente o fato gerador de uma cidade aparentemente abandonada. Entendo que a falta de investimento social, gera uma reação em cadeia, pois se analisarmos a essência dos problemas que cidade enfrenta, sempre chegaremos ao ponto de início, que é o investimento social. Sem condições, sem moradia, sem infa instrura, sem emprego é evidente que de aumenta a violência. Acredito que Biritiba precisa de políticas concisas, para poder tratar de um “mal” que vem da raiz. 


8) O que Biritiba tem de oferecer de melhor?

     Essa é uma muito fácil de ser respondida. O que Biritiba tem de melhor é SEU POVO, que apesar de passar por todas esses enfrentamentos políticos, é um povo sagaz, trabalhador. Um povo de origem simples, porém nobres. Biritiba é uma cidade que tem um potencial enorme, pois estamos próximos a capital do nosso estado, além de fazermos parte do cinturão verde do alto tietê. A grande ideia, é fazer esse potencial vir a tona, ou seja, precisamos explorar o que temos em nosso favor, trazendo imensos benefícios para a população em geral, aos comerciantes – ganhando um crescimento real- e também ao turismo. 

    Não podemos nos esquecer que em meados do ano de 2.015 tivemos a aprovação da lei especifica dos mananciais de cabeceiras do alto tiete (PL 980/2015), que se soubermos aproveitar, traremos imensos benefícios a nossa população. 

Hoje a lei abre um leque que possibilita trazer empresas para o município, que tenham sustentabilidade e que não poluam. Isso também permite que a economia melhore. Tem toda uma nova regulamentação, que praticamente emancipa o município de muitos entraves que ele tinha. 

   Ademais, não podemos nos esquecer que com a aprovação da lei, poderemos trabalhar na criação de projeto que permitam o executivo a regularização de loteamentos irregulares, dando principalmente DIGNIDADE aqueles que mais necessitam.


9) No que você pode ser útil para a cidade?

    Seguindo as diretrizes da minha formação profissional, estou apto a tornar realidade aquilo que hoje está estampado somente em papéis. Poucos tem conhecimento na lei orgânica do nosso município, pois se assim tivessem muitas realidades seriam diferentes.

   A partir do momento, que o poder fiscalizador da câmara municipal, tiver o conhecimento necessário das leis que norteiam os princípios básicos do nosso município, fazendo valer o que hoje só existe para enfeite, com toda certeza a nossa população começará a perceber as reais mudanças.

    Não basta querer fazer, temos que saber como fazer. É nesse anseio que posso ser útil a nossa cidade junto a câmara municipal. Sei o caminho! Sei como fazer! Sou pré candidato a vereador.

Veja mais em "Personalidades" [veja todos]

Edição Atual


Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!